> Vantagem Material

Vantagem material pode ser determinada pela quantidade e qualidade de peças a mais que um jogador possui.


Leve e consideração que a vantagem material não é a única vantagem que pode ser conquistada no jogo, ela não decide absolutamente quem esta melhor na partida mas é um fator fundamental que pode decidir uma partida.

A vantagem material não deve ser descartada, e é um fator que pode ajudar na busca pela vitória, apesar que algumas vezes usamos de sacrifícios de peças para adquirir outras formas de vantagem.

É um difícil trabalhar com o conceito de vantagem, e determinar quem está melhor em uma partida.

Lembre-se que o único objetivo é capturar o Rei adversário, mas muitas vezes precisamos primeiro enfraquecer o adversário capturando suas peças fortes para deixá-lo sem ter como defender-se, e depois atacar o Rei. Essa é uma estratégia muito usada.

Por isso você deve em um primeiro instante aprender a evitar que seu adversário adquiria vantagem material sobre você, e você deve tentar fazer justamente a mesma coisa com ele, tentar adquirir vantagem material.

Como?

Imagine que as peças possuem um tipo de pontuação.

Peão = 1 ponto;
Cavalo = 3 Pontos;
Bispo =  3 Pontos;
Torre = 5 Pontos;
Dama = 9 Pontos;
Rei = Infinito.

Se você pesquisar, vai descobrir que existem pessoas que ensinam essa pontuação de forma diferente. Mas quem está certo então? qual é o valor real que cada peça tem?

Entenda uma coisa. Essa história de valor de cada peça é uma coisa imaginária, e na realidade o valor de cada peça não é constante, isso depende muito de cada jogo e situação. Mas com esses valor acima, você, em 90% dos casos, não vai entregar vantagem material ao seu adversário.

Troca de Peças

Já falei anteriormente sobre troca de peças, isso é quando você ou o seu oponente captura uma peça, mas você captura uma peça dele na jogada seguinte. Isso é muito comum nas partidas. Veja um exemplo:
Veja outro exemplo: Houve uma troca de Cavalos nesse exemplo. Agora use aquela pontuação para não realizar nenhuma troca onde vcê saia perdendo. Por exemplo: Peão vale 1 ponto e Cavalo 3 pontos. Isso significa que não vale a pena você trocar Cavalo por peão, pois você sairá perdendo 2 pontos. Mas vale a pena trocar peão por Cavalo, onde você ganha 2 pontos.

Perder Peças

Perder uma peça é quando seu adversário consegue capturar uma peça sua sem perder outra.

Nesse exemplo, as brancas capturaram um peão na jogada 3.

Conclusão

> Não perca suas peças sob hipótese alguma, isso vai dar vantagem material ao seu adversário;

> Não realize trocas onde você sairá perdendo;


Evitando essas duas coisas você evita que seu adversário adquira vantagem material. Você deve tentar aplicar as duas regras acima ao seu favor e adquirir vantagem material sobre seu adversário sempre que possível.