Vencendo uma Partida
Conceito de Xeque e Xeque-Mate
Conceito de Xeque e Xeque-Mate
Vence uma partida de Xadrez o jogador que capturar o Rei adversário primeiro. Porém existe um detalhe, o Rei nunca sai do tabuleiro.
Como assim?
Quando
uma peça cria uma ameaça ao Rei adversário, você coloca ele em posição
de "Xeque", ou seja, o Rei esta em risco, isso significa que ele pode
ser capturado na próxima jogada se algo não for feito.
A imagem abaixo é um exemplo, a Torre branca colocou o Rei negro em Xeque. Ele pode capturar ele na próxima jogada se nada for feito.
A imagem abaixo é um exemplo, a Torre branca colocou o Rei negro em Xeque. Ele pode capturar ele na próxima jogada se nada for feito.
Normalmente você consegue resolver esse problema de 3 formas diferentes.
1) Movimentando o Rei para outra casa que não esteja sob ataque;
3) Bloquenado a ameaça ao Rei, colocando uma peça no caminho evitando que a peça capture o Rei.
Caso ocorra uma situação em que o Rei esteja numa posição de Xeque, mas não consiga sair dela de jeito nenhum, então dizemos que o Rei está numa posição de Xeque-Mate, e o jogo esta terminado.
A imagem abaixo é um exemplo de Xeque-Mate. O jogador de brancas movimentou a torre para a casa h2, colocando o Rei negro em xeque. O problema aqui é como ele vai se livrar desse xeque?
Ele não consegue capturar a torre que ameça ele com nenhuma de suas peças, também não consegue colocar nenhuma peça na frente para bloquear o ataque dela, e mesmo que tente fugir, qualquer casa que ele vá, seria capturado por uma das 2 torres.
Nesse caso o Rei está encurralado, ele não tem pra onde ir então essa é uma posição de xeque-mate e a partida está terminada.
A imagem abaixo é um exemplo de Xeque-Mate. O jogador de brancas movimentou a torre para a casa h2, colocando o Rei negro em xeque. O problema aqui é como ele vai se livrar desse xeque?
Ele não consegue capturar a torre que ameça ele com nenhuma de suas peças, também não consegue colocar nenhuma peça na frente para bloquear o ataque dela, e mesmo que tente fugir, qualquer casa que ele vá, seria capturado por uma das 2 torres.
Nesse caso o Rei está encurralado, ele não tem pra onde ir então essa é uma posição de xeque-mate e a partida está terminada.
Detalhe
muito importante, o jogo acaba assim, com o Rei no tabuleiro, mas sem
nenhum movimento "legal" que possa ser realizado, o jogador não pode
ignorar isso e realizar outro movimento. Acabou aqui, e não há mais
nenhum lance que possa ser feito.
Estamos entendidos?
No
começo pode parecer um pouco difícil detectar quando o jogo termina, e
muitas vezes você pode anunciar um Xeque-Mate falso, quando o jogador
acha que deu o Mate mas não pecebeu alguma jogada que retira o Rei dela.
Em algumas situações até jogadores experientes podem ter problemas para
visualizar se o Rei está em posição de Mate. Mas isso se resolve com
experiência, e depois de um tempo fica fácil perceber isso.
O que custa para os jogadores entenderem é que:
"Não existe Xadrez sem o Rei"
Ou seja:
> Você não pode sacrificar seu Rei para fazer alguma jogada;
>
O Rei não têm um valor, ele custa o jogo inteiro, não importa quantas
peças você capturou e se está numa tremenda vantagem, se você perder seu
Rei você perde o jogo;
>
Você não pode ignorar um Xeque e realizar uma jogada qualquer com o
intuito de perder o jogo, isso não existe, você deve se render, dizendo
que vai parar, ou simbólicamente derrubando o Rei no tabuleiro, isso é
uma forma de você desistir da partida;
> Para proteger o Rei você deve sacrificar todas as suas peças se for necessário;
Veja a posição abaixo:
É a vez das brancas jogarem, elas resolvem jogar a Torre na casa a8;
Veja a posição abaixo:
É a vez das brancas jogarem, elas resolvem jogar a Torre na casa a8;
Ela colocou o Rei negro em xeque, como você faria para se livrar desse xeque?
A
melhor jogada que as Negras podem fazer no momento é colocar a Rainha
em g8. Naturalmente que essa não é uma jogada boa para as Negras, pois
elas estavam em uma vantagem muito grande com a Rainha no tabuleiro,
apesar da Torre ser uma peça muito boa, ela não se compara a Rainha.
Posicionando a Rainha ali, a Torre branca pode capturar a Rainha, depois
ela será capturada pelo Rei negro, mas essa "troca de peças", será
vantajosa para as Brancas. Uma Rainha vale mais que uma Torre.
Mas então por que as Negras fizeram isso?
porque
elas precisam evitar que o Rei seja capturado a todo custo, e essa era a
única solução. Colocar o Bispo na casa e8, poderia evitar o xeque num
primeiro instante, mas não seria a melhor opção, pois a Torre iria
capturar o Bispo e colocar o Rei na mesma situação forçando as Negras a
sacrificar sua Rainha do mesmo jeito. Pelo menos assim o Bispo ainda se
salva.
Existe alguma lógica você jogar Futebol sem ter as traves de gol?
Jogar
Xadrez sem o Rei é a mesma coisa, o objetivo do jogo não é capturar
mais peças, ou capturar todas as peças, do mesmo modo que no Futebol o
objetivo não é ficar dando "olé" nos jogadores adversários,
O objetivo do Xadrez é capturar o Rei adversário da mesma forma que no Futebol é marcar gol.
Vamos
voltar a falar um pouco sobre o Xeque, você já deve ter percebido
alguem jogando e falando "Xeque" ou "Xeque-Mate", bom na verdade algumas
pessoas ensinam que você obrigatóriamente deve falar "Xeque" quando
fizer uma ameaça ao Rei adversário ou "Xeque-Mate" quando vencer a
partida. Isso na verdade é opcional, ou seja, você fala se quiser, isso talvez possa ser obrigatório num torneio específico, mas na maioria das vezes é opcional.
Quando
um jogador está aprendendo é recomendado que ambos os jogadores digam
em voz alta pelo menos os "Xeques", para o aluno se familiarizar com as
jogadas e entender melhor as ameaças e a sistemática do jogo. Alguns
Xeques podem parecer fáceis de ver mas outros não são tão fáceis devido a
"desvios de atenção".
Vitória por Tempo
Em torneios, cada jogador tem um tempo, que pode ser usado para refletir sobre os lances e preparar as jogadas, esse tempo pode variar de alguns minutos até horas, depende da categoria do torneio.
Se o tempo de um determinado jogador acabar, ele perde a partida imediatemente. não importa a situação.
Disitência
Um jogador pode desistir de um jogo, a qualquer momento, desde que tenha se passado pelo menos 4 lances. Ele pode simplesmente parar o jogo e dizer que desiste, ou simbólicamente derrubar o seu Rei no tabuleiro. Essas são formas de desistir de uma partida.
Vitória por Tempo
Em torneios, cada jogador tem um tempo, que pode ser usado para refletir sobre os lances e preparar as jogadas, esse tempo pode variar de alguns minutos até horas, depende da categoria do torneio.
Se o tempo de um determinado jogador acabar, ele perde a partida imediatemente. não importa a situação.
Disitência
Um jogador pode desistir de um jogo, a qualquer momento, desde que tenha se passado pelo menos 4 lances. Ele pode simplesmente parar o jogo e dizer que desiste, ou simbólicamente derrubar o seu Rei no tabuleiro. Essas são formas de desistir de uma partida.
Empatando um Jogo
Empate por Afogamento
Existe uma posição muito parecida com a posição de Xeque-Mate. Essa posição é caracterizada pela seguinte situação:
>
O jogador não possui nenhuma jogada "legal" para ser feita, qualquer
jogada que ele possa fazer, colocará o Rei em situação de Xeque (isso é
uma jogada ilegal e logo não pode ser feita sob hipótese alguma). No
atual momento o Rei não está em Xeque.
Mas qual é a diferença dessa posição para a posição de Mate?
Se o Rei estiver em Xeque e não conseguir se livrar disso, então ele levou um Xeque Mate;
Se o Rei não está em Xeque mas qualquer jogada que ele faça o colocará em Xeque, então ele está "afogado".
Lembrando que afogar o Rei resulta em empate.
Exemplo de Afogamento:
Se nessa posição for a vez das Negras jogarem, então o jogo está empatado por afogamento.
O Rei negro não está em xeque, mas ele não tem nenhuma jogada possível a ser feita.
Vou mostrar um segundo exemplo, um pouco mais complexo de afogamento.
Se for a vez das Negras jogarem, então o jogo está empatado por afogamento.
Nessa
posição, os peões negros não podem fazer nenhum tipo de jogada, eles
estão travados ali. O Cavalo de b6 também não pode se mexer, caso ele
saia dali, a Torre branca em g6 vai capturar o Rei, então nesse momento,
o Cavalo não pode sair dali. Só sobrou o Rei, mas pra onde ele vai?
As
casas da linha 7 estão sendo atacadas pela Torre Branca em h7, se ele
for pra a5, o Cavalo em b3 capturar o Rei, então ali também não pode ir,
a outra cassa seria b5, mas essa casa está sendo atacada pelo Bispo em
e8. Então não tem nenhuma jogada que possa ser feita, mas o Rei negro
não está em Xeque, logo esse jogo está empatado por afogamento.
Nesse
exemplo, percebe-se que as brancas estão bem melhor no jogo, e por
descuido acabaram empatando. O afogamento é uma jogada que beneficia o
jogador que está se defendendo, ou que está jogando pelo empate.
Empate pela Regra dos 50 Lances
Se
de alguma forma for provado que ocorreu 50 jogadas, sem captura de
peças ou sem movimento de peões, então a partida está empatada.
Empate por Repetição de Lances
Se
repetir 3 vezes a mesma jogada por parte dos dois jogadores, a partida
está empatada. Algumas vezes um jogador está precisando apenas do
empate, e encontra um jeito de forçar o empate por esta regra.
Veja esse exemplo:
É
a vez das Brancas jogarem, e ela está numa situação difícil, as Negras
estão com mais peças e ainda estão ameaçando levar um peão para linha 1 e
promover ele. Nesse momento empatar o jogo seria uma coisa muito boa
para as brancas, porque vencer será muito difícil.
Pensando nisso elas decidem jogar a Dama na casa f8
Na
imagem abaixo podemos ver como ficou a posição depois do movimento da
Dama, observe que ela colocou o Rei Negro em Xeque. Nesse caso o Rei só
tem uma jogada possível para se livrar do Xeque da Dama, é jogar Rei na
casa h7.
Posição depois do movimento do Rei
As brancas jogam Dama na casa f7, aplicando um novo Xeque. o Rei novamente só tem uma possivel jogada, Rei na casa h8.
Posição
após o Rei se mover para h8. Percebe-se que essa posição é quase a
mesma do início do exemplo, nesse momento essa jogada se repetiu apenas
uma vez, mas se as brancas repetirem essa sequencia e jogarem a Dama na
casa f8, as Negras não tem outra opção, a não ser repetir tudo de novo.
Quando se repetir 3 vezes o jogo está empatado.
Boa
parte das vezes um jogador consegue forçar o empate de um jogo, nesse
caso as brancas forçaram o empate porque estavam com jogo difícil.
Empate por Acordo
Um jogador pode oferecer empate ao outro durante uma partida. Se ela for aceita, então a partida está empatada por acordo. A única restrição é jogar pelo menos 4 lances, por regra nenhuma partida pode ser empatada em menos de 4 lances, mesmo que seja por acordo.
Empate por Falta de Material
Para um jogador aplicar o xeque-mate no adversário ele precisa de um mínimo de peças para poder colocar o Rei em situação de mate. Esse mínimo de peças é 1 Bispo e 1 Cavalo.
Veja as condições de empate por falta de material:
Rei vs Rei
Rei + Bispo vs Rei
Rei + Cavalo vs Rei
Rei + 2 Cavalos vs Rei
Nestas
situações a partida fica empatada por falta de material. O exemplo Rei +
2 Cavalos vs Rei, até existe meios de empatar, mas isso depende do erro
do adversário. Se o jogador que estiver com o Rei apenas, fizer os
movimentos corretos, fica impossível ao jogador adversário aplicar o
xeque-mate.
A
situação Rei + Bispo + Cavalo vs Rei, apesar de muito difícil, é
possível aplicar o xeque-mate, mesmo que o jogador com o Rei tente ao
máximo evitar isso.