Como
foi discutido anteriormente, o peão pode apenas mover-se pra frente de
uma em uma casa, e não pode saltar sob outra peça. Em relação a saltar
sob outra peça isso continua valendo sem nenhuma restrição, como já foi
abordado a única peça capaz disso é o Cavalo.
Mas
o peão possui um movimento especial. Se for a primeira vez que o peão
vai movimentar, ele tem a possibilidade de avançar 1 ou 2 casa a frente,
as restrições são as seguintes:
>
Deve ser a primeira vez que ele vai movimentar, isso significa que o
peão deve estar na linha 2 para as brancas ou na linha 7 para as negras;
> Não pode haver nenhuma peça nas duas casas a frente dele;
Lembrando
que ele não é obrigado a movimentar-se duas casas, isso é apenas uma
opção. Caso ele movimente apenas uma casa, então de agora em diante esse
peão pode ir de uma em uma, ele não pode usar o avanço de duas casa
depois, como foi descrito acima, isso só é válido no primeiro movimento de cada peão.
Exemplo:
A imagem abaixo mostra o primeiro movimento das brancas, ela posicionou
o peão da coluna e, na casa e4. Isso significa que ele movimento o peão
duas casas a frente. Essa jogada é válida, pois era o primeiro
movimento do peão branco (ele estava na linha 2), e não existia nenhuma
peça nas duas casas a frente e ele não saltou sobre ninguem. Essa é uma
possibilidade válida de iniciar a partida.
Uma observação importante:
movimentar
o peão duas casas a frente, é diferente de movimentar ele duas vezes
seguidas. O jogador não vai movimentar o peão duas vezes, é apenas uma,
porém o peão avança duas casas, você não pode avançar uma casa e
capturar uma peça com o peão na mesma jogada. Isso é ilegal. É como se
ele saltasse a casa a frente e fosse direto pra próxima. Esse movimento
especial não pode ser usado para capturar peças, ou seja você não vai
poder capturar uma peça que esteja duas casa a diagonal a frente. Você
pode capturar uma peça no primeiro lance do peão, mas nada muda para
essa situação, a regra continua a mesma.
Promoção do Peão
Se
um peão chegar a última linha oposta, linha 8 para as brancas e linha 1
para as negras, o peão é promovido, e o jogador pode substituir o peão
por outra peça desde que seja um Cavalo, Bispo, Torre ou Rainha.
Lembrando que o peão não pode recuar, mas depois que ele for promovido
ele deixa de ser um peão, e a movimentação dele passa a ser da peça
promovida.
En Passant
Essa jogada é bastante distinta e quebra algumas regras vistas até agora, ela é rara de acontecer e ocorre somente entre peões.
Imagine que um peão inimigo movimentou-se pela primeira vez, e avançou duas casas diretamente [como foi discutido no início desse tópico], nesse caso você tem a possibilidade de "atacar" a casa em que o peão passou direto, desde que seja com outro peão e seja no próximo lance.
Como assim?
Vou mostrar um exemplo:
Imagine
que o jogo se encontra nessa posição, e que seja a vez das negras
jogarem. O jogador decide movimentar o peão da coluna d, logo ele tem
duas possibilidades, mover ele para a casa d6 ou mover ele diretamente
para a casa d5. Imagine que esse jogador optou pela segunda opção.
Agora
é a vez das brancas jogarem, e estamos na posição indicada pela imagem
abaixo. Pela regra da En Passant, o peão negro passou diretamente pela
casa d6, logo se um peão branco conseguir atacar essa casa no próximo
lance, esse peão pode ser capturado por En Passant. Então as brancas têm
a possibilidade de mover o peão para a casa d6 e capturar o peão negro.
Na imagem abaixo podemos ver como fica a posição caso o jogador de brancas opte por capturar o peão negro usando a En Passant.
Lembrando
que, se o jogador de brancas não realizar esse lance logo em
seguida, posteriormente não será mais possível, a En Passant deve ser
realizada logo no próximo movimento. As brancas também não são obrigadas
a tomar,
essa jogada é opcional. Outro detalhe importante, o peão deve usar o
avanço direto de duas casas, se o peão negro já estivesse na casa d6 e
avançasse, nesse caso não existiria En Passant. Lembrando que essa casa
deve ser atacada por um peão, por isso é raro acontecer, pois é difícil
acontecer tudo isso.
Essa
regra é a mais chata de entender, e é uma exceção à outras regras
vistas anteriormente. É a única jogada em que você captura uma peça sem
ocupar a posição dela. Se você não entender direito, não se preocupe
muito com ela agora, tente revisar mais tarde, essa jogada não é tão
importante. Mas é bom conhecer, você pode precisar.
Roque Curto
Essa
jogada também é bastante distinta e quebra algumas regras anteriormente
vistas. Mas ao contrário da En Passant, o Roque acontece com muita
frequência nas partidas. Essa jogada é feita pelo Rei e pela Torre do Rei [Torre da coluna h].
Nessa jogada o jogador pode movimentar duas peças em uma jogada só, e o
movimento dessas duas peças também é totalmente diferente das regras de
movimentação. Para que essa jogada possa ser feita deve existir uma
condição inicial:
> O Rei não pode estar em Xeque;
> As casas f1 e g1 não podem estar sendo "atacadas por nenhuma peça inimiga";
> Deve ser o primeiro movimento do Rei e da Torre;
[logo essas peças devem estar na posição inicial delas]
Olhe
a posição na imagem abaixo, ela atende todos os critérios acima. Logo
não há nenhuma restrição para realizar o Roque. Para fazer esse
movimento o Rei avança duas casas em direção a Torre, e a Torre salta
sob o Rei ficando ao lado dele.
Posição depois do Roque Curto.
Essa é uma jogada especial de defesa, ela serve pra proteger o Rei, é como se o Rei se fechasse no canto.
O movimento do Roque é caracterizado por:
> O Rei avança duas casas em direção à Torre;
> A Torre salta sob o Rei e fica na casa ao lado dele.
Roque Longo
Acima foi descrito como realizar o Roque Curto, nós também podemos fazer o Roque Longo, a idéia é a mesma, a única diferença é que ela será feita do lado da Torre da Dama [ Torre da coluna a
]. As regras e restrições são as mesmas, a única difereça é que no caso
anterior as casa onde o Rei vai passar e se estabelecer f1 e g1, não poderiam estar sendo atacadas, como o Roque agora será pro outro lado, é as casas d1 e c1 que não podem estar sendo atacadas.
Veja a posição final do Roque Longo:
Lembrando que toda essa movimentação é feita em uma jogada.
Uma Partida entre Grandes Mestres
Vou
disponibilizar um link de uma partida entre dois Grandes Mestres , ela
foi jogada em 1848, nessa partida ocorre as jogadas aprendidas nesse
tópico. Essas partidas estão em um nível muito avançado, é muito difícil
entender as estratégias e técnicas usadas nesses jogos, mas vale a pena
conferir mesmo assim.
Howard Staunton vs Hugh Alexander Kennedy