Nesse tópico será explicado a
movimentação básica das peças, existem alguns movimentos especiais que
não serão explicados agora para não complicar o entendimento. O ideal é
ir aprendendo aos poucos para não confundir tudo.
Vamos considerar algumas regras relacionadas ao movimento:
> Um jogador consegue realizar a captura de apenas uma peça por jogada;
[ou seja nunca capturar duas ou mais peças com a mesma jogada]
> Um jogador não pode capturar as próprias peças;
[pode parecer um pouco estranho para quem está aprendendo, mas tenho certeza que você vai entender por que estou falando isso]
> Sempre que uma peça capturar outra, a peça capturada sai do tabuleiro, e a peça atacante ocupa a casa da peça capturada;*
> O jogador pode movimentar, apenas uma peça por jogada, e realizar apenas um movimento com ela (movimento ou captura);**
> O jogador pode movimentar, apenas uma peça por jogada, e realizar apenas um movimento com ela (movimento ou captura);**
* Existe uma exceção, que no caso é a jogada "En Passant",não se preocupe com ela agora, isso será discutido em outro tópico.
** Existe uma exceção, que no caso é a jogada "Roque",não se preocupe com ela agora, isso será discutido em outro tópico.
Movimento das Peças:
Rei:
O Rei pode ir pra qualquer direção, desde que seja de uma em uma casa
Os pontos verdes indicam onde ele pode mover-se na próxima jogada.
O Rei pode capturar uma peça inimiga ocupando seu lugar no tabuleiro, ou seja ele movimenta para a casa em que a peça inimiga se encontra.
No caso abaixo o Rei não é obrigado a capturar o peão negro, mas se ele decidir capturar, ele deve movimentar-se para a casa g4, o peão sai do tabuleiro e o Rei permance ali.
O Rei branco não pode mover para a casa f2, pois existe uma peça de mesma cor ali.
Torre:
A Torre movimenta-se, em horizontal e vertical, ou seja ela pode movimentar-se ao longo de uma linha ou coluna, quantas casas conseguir,
A única restrição é pular qualquer peça, ou seja, ela não consegue saltar sobre uma peça, aliada ou inimiga. Para capturar uma peça, ela deve movimentar-se para a casa onde a peça inimiga se encontra.
Bispo:
O Bispo tem um movimento semelhante ao da Torre, mas esta peça se
movimenta em diagonal. Ela também não consegue saltar sobre as outras, e
para capturar outra peça, basta movimentar-se para a casa onde ela se
encontra.
Um
detalhe importante no Bispo, é que você inicia com dois Bispos, sendo
que um deles estará posicionado numa casa escura e outro em uma casa
clara. O Bispo que estiver na casa clara de modo algum conseguirá se
posicionar numa casa escura e vice-versa.
Rainha:
O movimento dessa peça é uma combinação do movimento da Torre e do Bispo, ou seja, a Rainha pode movimentar-se para qualquer direção (horizontal, vertical e diagonal) e quantas casas conseguir.
A restrição de saltar peças também se aplica para a Rainha, logo ela também não pode saltar sobre as outras peças. Para capturar uma peça inimiga basta ocupar a casa onde ela se encontra.
Cavalo:
Esta peça possui um movimento bastante diferente das demais. Primeiramente o Cavalo é a única peça no jogo que consegue saltar sobre as demais, ou seja, o Cavalo pode pular qualquer peça, seja inimiga ou aliada. Essa peça se movimenta formando um "L".
como assim??
Imagina a letra L, ela tem duas "pontas", imagine que o Cavalo sai de uma ponta e vai pra outra. Ele vai duas casas na vertical ou horizontal e dobra formando o L.
Detalhe importante, é que essa peça não tem um moviemtno tão longo quanto a Torre, Bispo ou Rainha, ele sempre faz um movimento relativamente "curto", o "L" que estamos se referindo é duas casas para uma direção e dobra uma casa, esse "L" pode ser de qualquer jeito, horizontal, vertical.
[as setas vermelhas representam o desenho dos "Ls" de alguns movimentos para essa peça]
O
Cavalo captura as peças da mesma maneira vista até agora, ou seja,
ocupando a casa onde a peça inimiga se encontra. Saltar por cima de uma
peça não significa capturar ela, o Cavalo deve ocupar a casa onde esta
se encontra para efetivar a captura.
Peão:
O movimento dessa peça também é bastante diferente das demais e talvez
seja a peça mais complicada de entender, por isso dê uma atenção especial para essa peça.
A primeira coisa sobre o peão é
o fato dele nunca recuar. Com as peças anteriores não existia uma
restrição na direção da peça, ela poderia ir para qualquer parte do
tabuleiro, avançar e voltar, sem se preocupar, mas no caso do peão é
diferente ela só pode seguir em direção do oponente (lado oposto) sempre
indo pra frente.
O peão pode movimentar-se de uma em uma casa, mas sempre pra frente, jamais pra trás ou para os lados. Detalhe importante, se existir uma peça na frente do peão, então ele não conseguirá se movimentar.
No caso da imagem acima, o peão da casa e4, não pode se movimentar,
pois existe um peão na frente dele, o mesmo se aplica ao peão negro da
casa e5.
Mas esses peões não podem se capturar?
A captura dessa peça é diferente. As peças anteriores capturavam as demais movimentando-se para a casa da peça inimiga. O peão movimenta-se de uma forma e captura de outra, o peão ataca as duas casa diagonais a frente dele (uma casa pra esquerda e outra pra direita).
Na
imagem acima as setas vermelhas indicam as casas que o peão branco de
e4 ataca, ou seja ele não consegue capturar a peça que está na frente
dele, mas sim as que estão na diagonal da frente dele (1 casa). Como não
existe nenhuma peça nessas casas o peão não pode movimentar ali, lembre-se que ele só pode atacar as peças posicionadas ali, ele não pode atacar uma casa vazia.
Vamos analisar o peão da casa g3:
Se
o jogador de brancas optar por movimentar esse peão, ele tem duas
alternativas, ou mover o peão para a casa g4, nesse caso ele está apenas
movimentando o peão. A segunda opção seria realizar a captura do Cavalo, ou seja o peão ocupa a casa h4, e o Cavalo
sai do tabuleiro. Preste atenção que o peão não pode mover-se para a
casa g4, pois ele apenas poderia capturar uma peça posicionada ali, como
não tem nenhuma, essa jogada não é permitida.
Caso o peão chegue até a última linha, ele será promovido. Isso significa que você pode substituir ele por outra peça desde que seja [Cavalo, Bispo, Torre ou Rainha] .
Normalmente se substitui o peão por uma Rainha pois é a peça mais forte do jogo, mas em alguns raros casos é feito a promoção de outra peça. Você não pode promover o peão para outro peão (não tem lógica nenhuma fazer isso), ou promover ele para outro Rei.
Caso o peão chegue até a última linha, ele será promovido. Isso significa que você pode substituir ele por outra peça desde que seja [Cavalo, Bispo, Torre ou Rainha] .
Normalmente se substitui o peão por uma Rainha pois é a peça mais forte do jogo, mas em alguns raros casos é feito a promoção de outra peça. Você não pode promover o peão para outro peão (não tem lógica nenhuma fazer isso), ou promover ele para outro Rei.
Resumo do Peão:
> Ele sempre movimenta-se para frente de uma em uma casa;
> Ele jamais recua;
> Ele captura as peças da diagonal pra frente (1 casa);
> Se alcançar a última casa o peão é promovido a outra peça;
> Se alcançar a última casa o peão é promovido a outra peça;
Tudo
o que foi descrito até agora, é o básico da movimentação das peças,
existem alguns movimentos especiais que serão abordados mais adiante,
mas o correto é a pessoa exercitar bem isso, e memorizar bem os
movimentos das peças, pois se você tentar aprender tudo de uma vez só,
vai ficar bastante complicado de aprender. As regras do Xadrez não são
complicadas, mas isso exige treino por parte dos jogadores.
Boa Sorte e bom treino