Existem formas de você anotar uma
partida, e reproduzir ela mais tarde. Se você procurar na internet
poderá encontrar milhares de partidas de jogadores de várias épocas.
Aprender a ler e anotar partidas é fundamental para quem quer estudar
Xadrez então lá vai.
Primeiramente abra essa partida em uma nova aba do seu navegador:
Para
repoduzir os lances basta ir pressionando as setas logo abaixo do
tabuleiro, mas observe ao lado direito que existe uma espécie de
anotação.
É isso que nós vamos entender agora.
Antes de mais nada tente decorar o seguinte:
Rei - R
Dama - D
Torre - T
Cavalo - C
Bispo - B
Peão - nenhuma letra
Aqui
nós temos letras associadas às peças, observe que essas letras são em
maiúsculas, então sempre que você encontrar uma letra em maiúsculo ela
se refere à peça.
Letras em minúsculo se referem às colunas do tabuleiro.
Provavelmente
você achou fácil memorizar as letras pois simplesmente é a inicial do
nome da peça, mas nós temos que cuidar com uma coisa, temos que
descobrir em que língua essa notação foi feito. Se for em português vai
seguir essa notação descrita, mas se for em inglês será diferente.
King [Rei] - K
Queen [Rainha] - Q
Bishop [Bispo] - B
Rook [Torre] - R
Knight [Cavalo] - N
Pawn [Peão] - vazio
Viu
agora a coisa mudou um pouco, nessa partida do link a notação está em
inglês, logo é esta que vamos usar no momento. Existem notações em
outras línguas também, mas o que muda sempre é a letra em maiúscula
referente à peça.
No lance 1, a notação está como:
1) e4 - e5
O
número se refere à que jogada foi esse lance, nesse caso é o primeiro
movimento, a primeira anotação sempre será referente ao movimento branco
e a segunda sempre ao movimento negro.
A notação do lance branco é e4, o que isso quer dizer?
Quando
nós temos apenas o nome de uma casa, isso significa que o movimento é
referente a um Peão, ou seja que um peão movimentou-se para esta casa,
se você olhar no tabuleiro, apenas um peão consegue chegar nesta casa,
que é o peão posicionado em e2. Para anotar o movimento do peão basta
escrever o nome da casa onde ele vai se posicionar.
Observe a notação de e5, pois este é o lance negro.
No lance número 2 temos
2) Nf3 - Nc6
temos
a letra maiúscula N, letra maiúscula é referente à peça, a letra N é do
Cavalo, então temos Cavalo na casa f3, ou seja, o Cavalo movimentou-se
para a casa f3, temos 2 Cavalos no lado branco, basta ver qual dos 2
consegue chegar até a casa f3.
o segundo lance é referente às peças negras, Nc6, dessa vez o Cavalo foi para a casa c6.
No lance 3 é a mesma coisa, só que desta vez são os Bispos que se movimentam.
No lance número 4, temos uma simbologia diferente ela é "O-O". Isso significa a jogada Roque Curto, para anotar o Roque Longo a notação é "O-O-O".
Prossiga o jogo até chega no lance número 7, lá temos anotado
7) d4 - exd4
Bom
o lance d4 você já sabe o que significa, significa que algum peão
branco se posicionou na casa d4, mas o lance negro apareceu coisa nova
exd4. A letra minúscula x significa captura de peças, temos então o seguinte:
e [captura] d4
Isso significa que um peão da coluna e
capturou um peão da casa d4, quando é peão não precisa escrever a letra
maiúscula e basta você apenas escrever a letra da coluna em que esse
peão se encontra, esse lance também poderia ser escrito da seguinte
forma:
7) d4 - exd
não precisa escrever d4, pois existe apenas 1 peão na coluna d.
No lance 9) temos novamente captura de peças.
9) cxd4 - Nxd4
O lance branco significa que um peão branco da coluna c capturou um peão da casa d4.
No
lance negro Nxd4, agora nós temos uma letra maiúscula, N, isso
significa que um Cavalo Negro capturou um peão da casa d4, no tabuleiro
temos 2 Cavalos Negros mas apenas 1 pode capturar o peão na casa d4.
No lance 10) temos:
10) Nxd4 - Qh4
O lance branco significa que um Cavalo capturou uma peça em d4, esse lance também pode ser escrito da seguinte forma.
10) NxN - Qh4
Você
não precisa indicar que o Cavalo Branco capturou uma peça na casa d4,
basta escrever NxN, Cavalo capturou Cavalo, nesse caso existe apenas uma
jogada possível de Cavalo Branco capturando Cavalo Negro.
O lance negro Qh4, significa que a Dama se posicionou na casa h4.
No lance 11 temos:
11) Nf3 - Qxf2+
O lance branco é Cavalo moveu-se para f3.
O lance negro é Dama capturando uma peça de f2, porém existe um sinal de "+" ao lado desse movimento, isso significa que depois desse lance o Rei está em posição de Xeque.
No lance número 13, temos:
13) Nxg1 - Nf2# [ 0-1 ]
O lance branco é referente à captura da Dama feita pelo Cavalo,
Cavalo captura peça de g1, e o lance negro Nf2# é uma movimentação do Cavalo em f2, mas existe um símbolo de "#" ao lado, isso significa Xeque-Mate. O Xeque - Mate também pode ser representado por "++".
O lance 13) pode ser escrito também da seguinte forma:
13) NxQ - Nf2++
Abaixo
tem escrito entre colchetes [ 0 - 1 ], isso significa vitória das
pretas. Se as brancas vencem o jogo a notação é [ 1- 0] e para empate é [
1/2 - 1/2 ].
Resumindo:
Letras minúsculas são referentes às casas;
Letras Maiúsculas são referentes às peças;
x = captura de peça;
O-O = Roque Curto;
O-O-O = Roque Longo;
+ = Xeque;
++ = Xeque Mate;
# = Xeque Mate;
[ 1- 0 ] = Brancas vencem;
[ 0 - 1 ] = Negras vencem;
[ 1/2 - 1/2 ] = Empate;
Agora vamos ver alguns casos de ambiguidade.
Abra essa nova partida:
Siga o jogo até chegar no lance 16.
16) Nbd2 - f5
O lance branco é referente ao movimento do Cavalo para a casa d2, mas ao invés dele escrever
Nd2, ele escreveu Nbd2.
Esse b significa que o Cavalo que foi para a casa d2 é o Cavalo da coluna b, se você observar percebe-se que os dois Cavalos brancos podem ir para a casa d2, então nesse caso é necessário detalhar mais, para não ocorrer dúvida sobre qual Cavalo é o correto.
Se os dois Cavalos estivesse na Coluna b e os dois conseguissem mover-se para d2, então pode-se escrever
N1d2, que significa que foi o Cavalo da linha 1 que moveu-se para a casa d2.
Esses detalhes são necessários apenas quando duas peças iguais podem chegar à mesma casa ou capturar a mesma peça.
Observando essa partida, percebe-se que o jogo termina com vitória Negra [ 0 - 1 ], mas não houve nenhum lance de Xeque-Mate.
Isso significa que o jogador de brancas desistiu antes do lance de Mate pois percebeu que não tinha mais continuação boa e iria perder a partida, ou ele perdeu por tempo.
Nesse caso provavelmente é a primeira opção.
Anotando a promoção de um peão
Quando se promove um peão existe uma notação especial
[nome da casa em que foi feito a promoção] sinal de = [letra da peça que foi promovido]
por exemplo:
e8 = D;
[peão fo promovido à Dama na casa e8]
d1 = C;
[peão fo promovido à Cavalo na casa d1]
Avaliando jogadas
Alguns lances recebem notações especiais que são referentes à qualidade do lance, geralmente elas são feitas quando se está analisando uma partida, observe essas anotações:
!! = lance muito bom;
!? = lance bom;
?! = lance ruim;
?? = lance muito ruim.
Por exemplo:
15) Cc3!! -
Significa
que o lance Cc3 foi uma jogada muito boa. Lógico que esse lance seria
relativo ao jogo corrente, não quer dizer que o lance Cc3 sempre será
bom. Geralmente essa avaliação é feita por mestres ou programas de
computadores.
A idéia dessa notação é simplificar ao máximo, você deve detalhar apenas alguns lances, e quando necessário, para aprender bem você pode treinar assistindo as partidas nesse site.
http://www.chessgames.com/